Fé e Tradição na Procissão dos Fogaréus

banner noticia semana santa 2019 semana santa FINAL site

A Procissão do Senhor da Misericórdia (ou Fogaréus), uma das mais emblemáticas manifestações religiosas da Semana Santa, decorre na Quinta-feira Santa, 18 de abril, pelas 21h30m.
Esta Procissão realiza-se à luz das velas, archotes e candeias, com a iluminação da rede pública desligada nas principais ruas da Vila, criando um ambiente místico, acentuado pelas marchas fúnebres interpretadas pela Filarmónica União Sardoalense.
Com organização da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal, o Cortejo integra o Sermão do Mandato, na Igreja do Convento de Santa Maria da Caridade.
Refira-se que nesta Procissão podem ser apreciados os ricos painéis, datados do século XVIII, pertença da Misericórdia, representando Cenas da Paixão de Cristo. Os painéis originais podem ser vistos na Igreja da Misericórdia, uma vez que, por motivos de preservação, integram a Procissão réplicas destas obras.

Integrado no programa religioso da Semana Santa decorrerá ainda a Procissão do Enterro do Senhor, em 19 de abril, pelas 19 horas, e no Domingo de Páscoa terá lugar a Procissão da Ressurreição, pelas 10 horas.

Os Programas Religioso e Complementar estão disponíveis aqui.