“Aldeia Segura, Pessoas Seguras” implementado no Concelho

banner aldeia segura

O programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” está a ser implementado no Concelho, através do Gabinete Municipal de Proteção Civil, Florestal e Bombeiros e em colaboração com as Juntas de Freguesia.
A sessão de apresentação do programa decorreu no dia 6 de junho, no Centro Cultural Gil Vicente e contou com a presença dos “Oficiais de Segurança Local” dos aglomerados populacionais deste Concelho, que, em caso de emergência, têm como missão servir de elo de ligação entre a população e os Agentes de Proteção Civil.
O programa procura garantir uma maior proteção das localidades em caso de incêndio rural ou outros sinistros e tem como objetivos, entre outros, incentivar a consciência coletiva de que a proteção é uma responsabilidade de todos, apoiar o poder local na promoção da segurança, implementar estratégias de proteção das localidades face a incêndios rurais e sensibilizar as populações para a adoção de práticas que minimizem o risco de incêndio.

A execução de “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” resulta de um protocolo assinado entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).