Gabinete Técnico Florestal - Sardoal

banner noticia gabinete florestal FFP

O Gabinete Técnico Florestal de Sardoal foi criado, pelo Município, em 2006, localizando-se nas instalações do Quartel dos Bombeiros Municipais. A sua criação revelou-se necessária considerando a problemática dos incêndios florestais, bem como a existência de uma vasta área florestal no Concelho.

Os trabalhos desenvolvidos pelo Gabinete Técnico Florestal, entre outros, são:

- Elaboração do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios;
- Apoio à Comissão Municipal de Defesa da Floresta;
- Coordenação das atividades desenvolvidas pela equipa de Sapadores Florestais do Município de Sardoal (rede de faixas de gestão de combustíveis, beneficiação da rede viária e pontos de água, entre outros);
- Sensibilização dos proprietários de terrenos confinantes com edificações e aglomerados, por forma a cumprir o definido no Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho, considerando a atual redação);
- Candidaturas ao Fundo Florestal Permanente e ao PDR2020;
- Programas de Voluntariado Jovem para as Florestas;

- Comemoração e divulgação de eventos sobre a proteção da natureza;
- Realização de ações de esclarecimento e sensibilização, junto da comunidade, para a problemática da defesa da floresta contra incêndios.

Estas ações inserem-se no eixo de intervenção “Defesa da floresta contra incêndios e agentes bióticos”, comportando um apoio, por parte do FUNDO FLORESTAL PERMANENTE (FFP), no valor anual de 13.937,14 €.

sapadores_2.jpgfloresta_37.jpgIMG_20181123_144156.jpg