Capelas enfeitadas com tapetes de flores são finalistas regionais das 7 Maravilhas da Cultura Popular

7maravilhasdeportugal bannernoticia 7 maravilhas

Os tradicionais tapetes de flores e verduras naturais, que na altura da Páscoa adornam as Capelas e Igrejas do Concelho, são finalistas regionais do distrito de Santarém às 7 Maravilhas da Cultura Popular. Os tapetes de flores estão a concurso na categoria de “Rituais e Costumes”, tendo a candidatura sido apresentada pela Autarquia em fevereiro.
Os resultados do Concurso foram conhecidos no dia 7 de junho, tendo sido apurados sete elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, num total de 140 finalistas regionais.
Posteriormente, terão lugar as 20 finais regionais, que correspondem a 20 programas em direto na RTP, a transmitir no mês de julho, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

Realizar-se-á, ainda, um programa de repescagem, no dia 16 de agosto, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto. A 5 de setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular® - SICAL, no prime-time da RTP.
Desde 2007, as 7 Maravilhas “divulgam e comunicam os valores positivos de uma Identidade Nacional forte”, sendo que a eleição das 7 Maravilhas “permite a criação de roteiros turísticos que exploram o melhor que um país tem para oferecer, tanto para os turistas nacionais como para os internacionais”.