Conferência destaca artes e ofícios nacionais

banner noticia conferencia artes oficios copy cartaz conferencia artes oficios

O Centro Cultural Gil Vicente recebe, no dia 13 de janeiro, uma conferência sobre temáticas ligadas ao artesanato. A iniciativa é organizada pela TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, em parceria com os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal.
Esta iniciativa tem como objetivo apresentar o resultado do levantamento histórico das artes e ofícios do Ribatejo Interior, efetuado pelo antropólogo Paulo Lima. E também partilhar outras experiências nacionais em matérias de valorização deste património, num programa rico em projetos diferenciadores e oradores com um vasto conhecimento na temática.
Integrada no projeto AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, a manhã da conferência, de dia 13 de janeiro, será dedicada a intervenções relacionadas com a preservação das artes e ofícios tradicionais, o património imaterial e os “saber fazer” como produtos turísticos, entre outras temáticas. Para falar sobre estes assuntos estarão presentes Helena Freitas, da Universidade de Coimbra, Rita Jerónimo, da Direção Geral do Património Cultural, Filipe Themudo de Barata, da Universidade de Évora, e Pedro Machado, do Turismo do Centro. Ainda pertencente à sessão da manhã, a apresentação de Américo Rodrigues, da Direção Geral das Artes, sobre o programa “Saber Fazer”, que se trata da criação de um repositório, em formato de plataforma digital, com informação sobre materiais naturais, os artesãos, as tecnologias que os transformam e os locais onde se pode obter mais conhecimento sobre as práticas tradicionais.

Já a parte da tarde será ocupada com alguns exemplos de projetos de valorização que têm sido dinamizados à volta do artesanato e dos ofícios tradicionais, como são o caso dos bonecos de Estremoz, a construção naval em madeira de Vila de Conde, os centros de ofícios tradicionais da ROTA Criativa – Rede de Ofícios Tradicionais e Arte Criativa das Terras de Santa Maria, o CRIAR – Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional para formação e exposição das artes de Odemira e o projeto TASA, que conjuga o design com o artesanato, e o RED BOOK – Lista Vermelha das Atividades Artesanais Algarvias. O CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património também marcará presença nesta iniciativa para informar como é que os artesãos se podem qualificar e reconhecer para desenvolver a sua atividade.

A sessão de abertura da conferência Artes e Ofícios do Ribatejo Interior irá contar com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e no encerramento está previsto o Ministério da Coesão Territorial. O evento terminará com uma visita às instalações do espaço partilhado para as artes e ofícios - Art Of.
Esta conferência é de participação gratuita, mas com inscrição obrigatória, pode ser feita em https://tagus-ri.pt/wp/2022/12/20/conferenciaaori/, onde se encontra também mais informação sobre a mesma.
Relembramos que o projeto AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, apoiado no âmbito do Programa Operacional do Centro (Centro 2020), do Portugal 2020, e cofinanciado pelo FEDER - Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional, pretender valorizar as artes e ofícios tradicionais e complementar a oferta dos produtos turísticos do Médio Tejo.