“Grande Rota da Prata e do Ouro” inaugurada com elevado êxito

Rota Prata Ouro banner Rota Prata Ouro

A inauguração do percurso pedestre interconcelhio “Grande Rota da Prata e do Ouro”, que liga o nosso Concelho e o de Vila de Rei, decorreu no passado sábado, 2 de maio, tendo contado com a presença de cerca de 150 caminhantes e pautou-se por um balanço global muito positivo.
Ao longo de 9 horas, os participantes percorreram 28 kms, sempre acompanhados pela elevada beleza natural do percurso, onde se incluem as paisagens da Albufeira de Castelo de Bode e da Praia Fluvial do Penedo Furado, assim como as antigas minas de ouro e prata destes territórios, que dão nome ao percurso.
Saindo do Centro Cultural Gil Vicente, perto das 8h45m da manhã, os caminhantes fizeram a primeira paragem em Mivaqueiro, freguesia de Santiago de Montalegre, para um reforço alimentar e a segunda paragem aconteceu no Penedo Furado, cuja beleza do espaço enquadrou o almoço. A chegada a Vila de Rei aconteceu cerca das 18 horas, tendo os participantes sido recebidos pelas atuações do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei e pelo Rancho Folclórico “Os Resineiros” de Alcaravela. Esteve ainda patente uma venda de produtos locais de ambos os concelhos.

O património natural, arquitetónico e histórico destes dois Concelhos, assim como os locais de elevado interesse e beleza do percurso foram alvo de rasgados elogios por parte dos participantes.
Recorde-se que a “Grande Rota da Prata e do Ouro” foi criada por este Município de Sardoal e pelo de Vila de Rei com o intuito de dar a conhecer, numa lógica de complementaridade, o que de melhor têm e produzem, não esquecendo a ligação histórica entre este dois Concelhos que se traduz, por exemplo, ao nível da existência de minas de ouro e prata nestes territórios que, embora desativadas, constituem importantes polos históricos.

Veja as fotografias aqui.