2.ª edição do Concurso de Pintura “À Descoberta do Mestre”

concurso pintura banner noticia cartaz mestre 2017 final

Este Município tem assumido a divulgação do património cultural e artístico como importante pilar estratégico no desenvolvimento turístico do Concelho e subsequente crescimento socioecónomico. Foi neste contexto que surgiu o concurso de pintura “À Descoberta do Mestre”, cuja 2.ª edição decorre este ano.
A organização do concurso é desta Câmara Municipal, contando com a colaboração técnica do artista plástico Massimo Esposito. A manifestação de intenção de participação deverá ser feita através do envio da ficha de candidatura até 31 de maio próximo.
O concurso de pintura “À Descoberta do Mestre” pretende promover e divulgar a pintura enquanto recurso de expressão artística, estabelecendo uma estreita relação com a herança histórica e cultural legada pelos pintores manuelinos, Manuel Vicente e Vicente Gil, tradicionalmente reconhecidos como “Mestre de Sardoal”, cujas Tábuas se encontram na Igreja Matriz de Sardoal e que se assumem como motivo de elevado interesse por marcarem a transição do estilo gótico para o renascentista em Portugal.

Neste sentido e tendo como orientação o contributo inovador legado por estes pintores, a quem se atribui a escola do Mestre de Sardoal, o Município pretende criar um espaço que potencie e promova o surgimento de novos valores, considerando as dinâmicas das novas linguagens estéticas.
Todas as informações relativas ao concurso, assim como o formulário da ficha de candidatura e regulamento estão disponíveis em anexo, podendo também ser solicitados no Serviço de Cultura e Turismo desta Câmara Municipal.

PDF-icon Regulamento do Concurso

PDF-icon Ficha de Candidatura