17.05.2007 | Comunicação
Organização dos Bombeiros Municipais de Sardoal
O Corpo de Bombeiros está organizado em dois sectores, o administrativo e o operacional.
O sector administrativo trata de toda a parte administrativa e documental da gestão do Corpo de Bombeiros, e conta com uma funcionária administrativa.

O sector operacional é responsável pela execução de todas as missões enumeradas anteriormente, que estão inseridas nas competências do Corpo de Bombeiros.

Este sector é composto por quatro quadros, a saber:

a) Quadro de Comando – é constituído pelos elementos do Corpo de Bombeiros a quem é conferida autoridade para organizar, comandar e coordenar as actividades exercidas pelo Corpo de Bombeiros, incluindo, a nível operacional, a definição estratégica dos objectivos e das missões a desempenhar.

O comando é constituído pelo Comandante José Rosa Reis Curado, 2.º Comandante Pedro Miguel Bernardo Reis Curado e pelo Adjunto de Comando Nuno Ricardo Mendes Morgado.

b) Quadro Activo – é constituído pelos elementos aptos para a execução de todas as missões acometidas ao Corpo de Bombeiros, normalmente integrados em equipas, em cumprimento das funções que lhes são cometidas pela hierarquia, bem como das normas e procedimentos estabelecidos, estando divididos nas carreiras de Oficial Bombeiro e Bombeiro.

Neste momento são, na carreira de bombeiro, 67 elementos, dos quais 20 são bombeiros profissionais, estando divididos pelas seguintes categorias: Chefes, Subchefes, Bombeiros de 1ª, Bombeiros de 2ª,  Bombeiros de 3ª e Estagiários.

c) Quadro de Reserva – O quadro de reserva é constituído pelos elementos que atinjam o limite de idade para permanecer na sua categoria ou que, não podendo permanecer nos restantes quadros por motivos profissionais ou pessoais, o requeiram e obtenham aprovação do comandante do corpo de bombeiros.

Integram também este quadro, os elementos que fazem parte da escola de Cadetes e Infantes. Neste momento existem cinco elementos neste quadro.

d) Quadro de Honra – o quadro de honra é constituído pelos elementos que pela sua idade, estado de saúde, ou ocupações profissionais estejam impedidos de permanecer nos outros quadros e não tenham qualquer punição disciplinar superior a repreensão nos últimos seis anos.
O Corpo de Bombeiros tem dois elementos neste quadro.
Por CMS
© Município de Sardoal |. Todos os direitos reservados
Comandante José Curado
  galeria de imagens

241 850 000
Linha de Apoio
ao Munícipe do Concelho de Sardoal
Cultura
No Município
Conhecer
O Município
Social
no Município
Localização
Do Município