Procissões
Procissão dos Passos do Senhor
Domingo, 22 de março
Várias dezenas de faixas roxas, colocadas nas janelas e varandas das casas das principais ruas da Vila de Sardoal, enfatizam o sentimento vivido nesta Procissão que se realiza, pelo menos, desde meados do século XVIII, e recria os Passos do Senhor até ao Calvário.
Organizada pela Paróquia de São Tiago e São Mateus de Sardoal e pela Irmandade da Vera Cruz ou dos Santos Passos, esta Procissão tem um percurso longo pelo Centro Histórico da Vila, durante o qual ocorrem paragens em pequenos nichos existentes nas paredes das casas que, nessa ocasião, servem de altares e vão marcando os passos de Jesus Cristo a caminho do Calvário.
Este ano, a Procissão sai da Igreja da Misericórdia e percorre as ruas da Vila até ao Pelourinho, local onde se realiza o Sermão do Encontro, que culmina com o Encontro simbólico das imagens do Senhor dos Passos e da Sua Santíssima Mãe, num momento de forte emoção coletiva. Segue, depois, o caminho para o Convento de Santa Maria da Caridade, onde é proferido o Sermão do Calvário, regressando à Igreja da Misericórdia apenas com a imagem da Santíssima Mãe.
A Filarmónica União Sardoalense acompanha todo o cortejo interpretando marchas fúnebres.
Procissão dos Ramos
Domingo, 29 de março
Precedida da bênção ritual, a Procissão dos Ramos sai da Capela do Espírito Santo para a Igreja da Misericórdia, relembrando a entrada festiva de Jesus em Jerusalém.
Através desta manifestação, pretende-se alcançar o reconhecimento e a consolidação de Jesus de Nazaré enquanto Messias enviado por Deus, numa afirmação pública e solene.
Procissão do Senhor da Misericórdia (ou Fogaréus)
Quinta, 2 de abril
A mais solene e mística Procissão da Semana Santa em Sardoal. Grande parte da vila acompanha o escurecer do dia, sem que a iluminação pública seja acesa.
Tudo fica na penumbra. As lamparinas e velas tomam lugar nas janelas, parapeitos, varandas e muros por onde a procissão vai passar, dando um toque ainda mais especial ao misticismo e beleza desta Procissão.
O ambiente vivido nesta noite na Vila dificilmente pode ser reproduzido por palavras. Só quem o vive e sente, o compreende na sua plenitude.
As cerimónias desta Quinta-feira têm início, este ano, na Igreja da Misericórdia, onde decorre a cerimónia do Lava-Pés e de onde sai a Procissão do Senhor da Misericórdia, também conhecida como Procissão dos Fogaréus. No início do cortejo seguem as Bandeiras da Misericórdia. O Senhor da Misericórdia, uma escultura do século XVII de Cristo Crucificado, antecede os sacerdotes.
É uma cerimónia solene, acompanhada pela Filarmónica União Sardoalense, que, com músicas fúnebres, ajuda a criar uma envolvência ainda mais profunda. Os crentes seguem em silêncio, cada um segurando a sua vela, por promessa ou simplesmente por devoção. Ao chegarem ao Convento de Santa Maria da Caridade realiza-se o Sermão do Mandato, depois regressam à Igreja da Misericórdia.
Esta Procissão dos Fogaréus é organizada pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal e, durante a mesma, podem ainda ser apreciadas réplicas dos ricos painéis do século XVIII, pertença da Misericórdia, representando Cenas da Paixão de Cristo.
Procissão do Enterro do Senhor
Sexta, 3 de abril
Esta Procissão, na qual participam a Irmandade da Vera Cruz ou dos Santos Passos
e a Irmandade do Santíssimo Sacramento, sai, este ano, da Igreja da Misericórdia e
tem um percurso pelas Ruas Velhas da Vila até à Igreja de Santa Maria da Caridade, regressando à Igreja da Misericórdia, onde se realizam as Cerimónias do Enterro do Senhor.
A Vila veste-se de roxo com várias faixas penduradas nas janelas e varandas das casas, cor que na liturgia remete para a dor, a reflexão e a penitência.
Para estas cerimónias, o chamamento é feito através do bater das Matracas, pelas ruas principais da vila, que substitui o tocar dos sinos da Igreja Matriz.
Neste dia não é celebrada missa uma vez que, segundo a devoção cristã, a Sexta- feira Santa é o primeiro dia do Tríduo Pascal, não sendo considerado um dia de luto é o dia em que a comunidade cristã dedica à adoração da cruz, símbolo da salvação.
Procissão da Ressurreição
Domingo, 5 de abril
Nesta Procissão vive-se a alegria pelo triunfo de Cristo Ressuscitado.
A Igreja da Misericórdia, este ano, ganha uma luz especial e é decorada com muitas flores como sinal da felicidade sentida. Os paramentos dos Sacerdotes são de cores mais alegres, as ruas na zona central da Vila são atapetadas com flores e verduras e nas Procissão da Ressurreição janelas de muitas casas são colocadas as colchas mais ricas e bonitas, criando um ambiente solene, mas de Festa e Alegria.
A Filarmónica União Sardoalense acompanha a Procissão, que tem um percurso mais pequeno do que as outras Procissões, com músicas que evidenciam a alegria de Cristo Ressuscitado.
Capelas
Capelas e Igrejas com Tapetes à base de pétalas de flores naturais
2 a 5 de abril
Durante a Semana Santa, as Igrejas e Capelas, não apenas da Vila, mas também das aldeias do Concelho, estão decoradas com tapetes feitos à base de pétalas de flores e verduras naturais, com desenhos alusivos à época.
Na vila, os tapetes de flores são feitos na quarta-feira, prolongando-se os trabalhos pela noite dentro, envolvendo toda a comunidade.
Trata-se de uma tradição que se julga ser única no país, sabendo-se que já existia com grande esplendor no século XIX. Os tradicionais tapetes de flores são uma das iniciativas mais emblemáticas das Celebrações da Semana Santa e Páscoa em Sardoal, atraindo milhares de visitantes.
Capelas e Igrejas enfeitadas na Vila
• Capela do Senhor dos Remédios
• Capela de Sant’Ana
• Capela de Santa Catarina
• Capela de Nossa Senhora do Carmo
• Capela do Espírito Santo
• Igreja da Misericórdia (altar com trigo)
• Capela de S. Sebastião
Horário de abertura
Quinta-feira Santa, 2 de abril - das 14h00 às 00h00
Sexta-feira, 3, e sábado, 4 de abril
- das 10h00 às 21h30m
Domingo de Páscoa, 5 de abril
- das 10h00 às 19h00
Capelas e Igrejas enfeitadas fora da Vila
• Andreus
• Cabeça das Mós
• Entrevinhas
• Monte Cimeiro
• Panascos
• Presa
• Santiago de Montalegre
• São Simão
• Vale de Onegas
• Valhascos - São Bartolomeu
• Valhascos
• Venda Nova
Horário de abertura
Sábado, 4 de abril - das 14h30m às 18h00
O Município de Sardoal disponibiliza transporte
para a visita a estas Capelas e Igrejas
Sábado, 4 de abril - 10h00
Partida junto do Centro Cultural Gil Vicente
Programas
Programa Religioso
Março
Dia 22
16h00
Domingo de Passos (V Quaresma)
Eucaristia | Procissão do Senhor dos Passos
Igreja da Misericórdia
Dia 29
10h00
Domingo de Ramos
Bênção dos Ramos, Procissão de Ramos e Eucaristia
Capela do Espírito Santo | Igreja da Misericórdia
Abril
Dia 2 QUINTA-FEIRA SANTA
19h30m
MISSA DA CEIA DO SENHOR
Lava-pés | Trasladação do Santíssimo
Sacramento
Adoração com a participação dos Irmãos
do Santíssimo
Igreja da Misericórdia
21h30m
Procissão do Senhor da Misericórdia
(ou Fogaréus)
Saída Igreja da Misericórdia
Dia 3 SEXTA-FEIRA SANTA
17h30m
Celebração da Paixão do Senhor
Igreja da Misericórdia
19h00
Procissão do Enterro do Senhor
Saída Igreja da Misericórdia
Dia 5 DOMINGO DE PÁSCOA
10h00
Procissão da Ressurreição | Eucaristia
Igreja da Misericórdia
Dia 12
16h00
Senhor Jesus, da Boa Morte, Eucaristia e Procissão
Festas do Senhor Jesus de Boa Morte |
Eucaristia e Procissão
Cabeça das Mós
Dia 19
10h00
Senhor Jesus dos Remédios
Eucaristia e Procissão
Igreja de Santa Maria da Caridade
Maio
Dia 24
10h00
Festa do Espírito Santo (ou do Bodo)
Eucaristia e Procissão
Almoço
Praça da República
Junho
Dia 4
16h00
Solenidade do “Corpo de Deus”
Eucaristia e Procissão
Igreja da Misericórdia
Programa Complementar
OFICINA de Tapetes de Flores
Quarta-feira, 1 de abril - 9h30m
Espaço “Cá da Terra”
PASSEIO PEDESTRE
Caminhos da Fé
Sexta-feira Santa, 3 de abril - 9h00
Praça da República
(inscrição necessária)
MERCADO DA PÁSCOA
Produtores e artesãos do concelho de Sardoal
Sexta-feira, 3 e sábado, 4 de abril
Das 10h00 às 18h00
Mercado Diário Municipal
Org.: CMS com CLDS
TEATRO
Paixão de Cristo
Sábado, 4 de abril - 15h00
Praça da República
Org.: GETAS
MÚSICA
Shout! - 30 anos
Gospel
28 de março - 21h30
Centro Cultural Gil Vicente
(Bilhetes disponíveis em ticketline.pt
e na bilheteira do CCGV)
Concerto de Páscoa
Filarmónica União Sardoalense
Sábado, 4 de abril - 18h00
Centro Cultural Gil Vicente
(Acesso gratuito, mas sujeito ao levantamento de bilhete)
DOCE QUIOSQUE com venda de amêndoas
Posto de Turismo
Dias 22 e 28 de março e de 2 a 4 de abril
Preservação de uma antiga tradição local que remonta aos tempos em que o comércio local tinha horário livre, permanecendo aberto após terminarem as celebrações religiosas. Nessa ocasião, os casais ou pares de namorados aproveitavam para oferecer amêndoas à pessoa amada. Esta iniciativa é efetuada há 23 anos e, em cada ano, é convidado um agente comercial do concelho para o respetivo fornecimento.
Concerto de Aleluia
Trio Contrati - Valsas de Salão
Domingo de Páscoa, 5 de abril - 16h00
Igreja de Santa Maria da Caridade
(Acesso gratuito)
Exposições
Exposição de Arte Sacra de Sardoal
“Ecos do Divino” é a exposição que será inaugurada no Centro Cultural Gil Vicente, no dia 20 de março, e que reúne 10 peças escultóricas de Arte Sacra do Concelho de Sardoal.
As imagens que integram a exposição são do século XV ao século XVIII e provêm da Igreja Matriz de Sardoal, da Capela de São Guilherme, em Andreus, e de São Simão.
Esta exposição é uma oportunidade única para apreciar as imagens enquanto manifestação artística, para além do culto.
“Ecos do Divino” estará patente até 24 de maio, integrada no programa complementar da Semana Santa.
Exposição Projeto Capela 2026
No âmbito do programa complementar da Semana Santa de Sardoal, o espaço Cá da Terra acolhe, entre 20 de março e 24 de maio, a exposição “Projeto Capela 2026”.
A mostra apresenta um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas deste Concelho, alusivos aos tapetes de flores da Semana Santa. De entre quase quatro dezenas de trabalhos selecionados para a exposição, um será escolhido para ser elaborado no chão da Capela do Senhor dos Remédios.
Realizado há mais de 20 anos, o Projeto Capela é enquadrado pelo Agrupamento de Escolas de Sardoal e tem o objetivo de estimular a criatividade e sensibilizar para a importância de se manterem vivas as tradições no Concelho, envolvendo os alunos na Semana Santa e numa tradição secular.
O Projeto Capela decorre, também, no âmbito do Plano Nacional das Artes, que visa refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa.
Exposição de Fotografia Documental “Mãos que fazem Arte”
“Mãos que fazem arte” é o nome da exposição documental com fotografias de Paulo Jorge de Sousa, que inaugura a 20 de março e ficará patente até 24 de maio, na Biblioteca Municipal de Sardoal.
Mais do que uma exposição sobre os tapetes de flores das capelas e igrejas do Sardoal, esta é uma compilação de quase uma centena de fotos do processo de construção dos mesmos e retrata também as diversas gerações de sardoalenses que, ao longo das últimas décadas, têm mantido viva esta tradição.
A exposição reúne fotos do início dos anos 2000, altura em que Paulo Sousa começou a utilizar a fotografia digital e dá depois um salto até à época atual, sendo evidente o surgimento de novas mãos que, insistentemente continuam a fazer desta a sua arte.
Condicionantes ao Trânsito
Organização e Apoios
Organização e apoios
Paróquia de Santiago e São Mateus
Santa Casa da Misericórdia do Sardoal
Município de Sardoal
Irmandade da Vera Cruz
Irmandade do Santíssimo
Moradores do Concelho
Filarmónica União Sardoalense
GETAS
Instituições Diversas
Mensagens
Semana Santa em Sardoal
História, Cultura e Tradição
É inquestionável a importância que as nossas cerimónias da Quaresma, Semana Santa e Páscoa têm para todos os Sardoalenses. O ambiente de reflexão, de proximidade e de comunhão que se vive neste momento do calendário litúrgico sente-se em cada cerimónia, em cada passo, em cada momento de silêncio e em cada pétala depositada no chão, com a devoção que é reconhecida aos obreiros dos nossos tapetes de flores.
Nesta Semana Santa, as fragrâncias florais e a beleza inigualável dos nossos tapetes de flores, cuidadosamente planeados e construídos para agraciar quem nos visita, invadem as nossas capelas. Esta é certamente a tradição mais genuína que o Sardoal possui, a qual teve o privilégio de ser contemplada pelo Papa Francisco aquando da sua presença na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em 2023.
Este reconhecimento está igualmente presente na inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial da Direção-Geral do Património Cultural. O Município de Sardoal reconhece a importância de todo este Ciclo Pascal, não só no contexto religioso e de fé, mas também nas oportunidades que existem para potenciar o concelho no âmbito do Turismo Religioso.
Esta vertente de turismo contribui para fortalecer valores espirituais, promovendo a reflexão, paz interior e renovação da fé. Ao mesmo tempo, o Turismo Religioso desempenha um papel importante no desenvolvimento económico e social dos territórios, movimentando o comércio local e contribuindo para a preservação do património cultural e histórico.
A presente brochura, transporta-nos por este caminho Pascal, pelas suas diversas cerimónias, mas também por um conjunto de atividades complementares que o município disponibiliza a quem nos visita, procurando engrandecer a sua experiência no nosso Concelho.
Deixo um agradecimento a todos os que contribuem para que estas cerimónias decorram com a dignidade que as caracteriza.
Bem hajam.
Pedro Manuel dos Santos Rosa
(Presidente da Câmara Municipal)
Páscoa e as raízes do futuro
O essencial do Cristianismo é Jesus Cristo. E o essencial da pessoa, vida e mistério de Jesus Cristo é o mistério da sua morte na Cruz e da sua ressurreição, é a Páscoa.
Cristo revela-Se na Palavra e em muitas palavras, mas tem sempre o cuidado de não Se definir apenas verbal e teoricamente. Revela-Se em gestos, atitudes e ações que, em sintonia com as palavras, mutuamente se esclarecem e iluminam.
A história de Cristo não é paralela à da humanidade. Sendo Deus fez-Se homem, encarnou, viveu a nossa história e condição, para mostrar como a história de todos os dias é a ocasião certa e segura da construção de uma história de salvação. A humanidade passou a valer muito mais depois de Deus Se fazer homem em Cristo.
Contemplando Cristo damos conta de como interroga as finalidades da vida humana, confronta as precedências e prioridades, questiona as opções, anuncia a vida construída sobre outros alicerces. É por isso que a Cruz, na vida de Jesus não é uma eventualidade, é a plenitude da sua vida. É oferecer a vida para colocar amor onde ele parece não existir. E a Ressurreição é a confirmação da vitória do amor.
Toda a vida tem uma dimensão pascal (morte e ressurreição) e Cristo, no seu Mistério Pascal, ensina-nos como se vive essa “Páscoa” para que a vida tenha sentido e a humanidade encontre felicidade que perdure.
As nossas Comunidades cristãs fazem, por isso, memória dos gestos e palavras de Jesus. E mostram-nos como a memória de experiências essenciais tem, inequivocamente, uma palavra a dizer ao futuro, à construção do sentido da vida.
Uma palavra de gratidão à Comunidade do Sardoal pela forma como fazem perdurar a memória sobre a qual se constrói o futuro. Votos de Santa e Feliz Páscoa.
Emanuel Matos Silva, Cón.
Pároco





