A Autoridade Nacional de Emergência e proteção Civil (ANEPC), em parceira com os Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC), promove anualmente o exercício público de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico A TERRA TREME. Este ano, a 13.ª Edição realiza-se a 5 de novembro, às 11h05m.
O Objetivo deste Exercício, durante o qual se exercitam os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – é capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.
Para tal, é imperioso que sejam conhecidas por todos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS da ocorrência de um sismo.
Este Exercício é um ato de cidadania. Um compromisso cívico que exige a todos um empenhamento ativo na persecução da sua própria proteção e segurança e a todos os que nos rodeiam. Deste modo, consideramos importante que as organizações – públicas, privadas e associativas – também se comprometam neste desiderato coletivo, envolvendo os seus trabalhadores e colaboradores no processo de incremento do seu grau de prontidão e reação a sismos. O objetivo é comprometer e envolver todos os cidadãos na construção de uma sociedade mais segura e resiliente a catástrofes.

