Agenda

Calendário de eventos

Escolher Data:
sábado, outubro 18, 2025
15:00

Apresentação de Livro - “Memórias Restauradas do antigo lugar e vila do Sardoal”

Sardoal

A Biblioteca Municipal recebe, no dia 18 de outubro, às 15 horas, a sessão de apresentação do livro “Memórias restauradas do antigo lugar e vila do Sardoal”, da autoria de Jacinto Serrão da Mota, numa edição da Câmara Municipal.

Jacinto Serrão da Mota (1705-1778) deixou-nos a primeira e mais importante obra de historiografia conhecida sobre o Sardoal. O manuscrito, datado de 1754, nunca foi publicado, sendo que a sua existência se tornou conhecida através dos estudos de Luís Manuel Gonçalves, que disponibilizou uma transcrição livre e moderna da obra. Jacinto Serrão da Mota procurou reunir os dados históricos possíveis sobre a antiguidade, a história e as gentes do Sardoal. As suas motivações para este trabalho são claras e indicadas pelo próprio: “Eu não sou cronista das grandezas do Sardoal nem historiador de suas glorias; mas hum mero restaurador de suas memorias. Para isso me não levou outro interesse senão a razão de natural por ser minha patria, e desejar muito honralla para mais ter que honrarme della” (in “Memórias restauradas do antigo lugar e vila do Sardoal”).

A apresentação do livro é aberta ao público em geral.

16:00

Espetáculo de dança para a infância “Andar para trás”

Sardoal

O Centro Cultural Gil Vicente apresenta, no dia 18 de outubro, às 16 horas, o espetáculo de dança para a infância “Andar para trás”, com direção artística e criação de Sara Anjo. No dia 17 de outubro haverá uma sessão para o Agrupamento de Escolas de Sardoal.

“Andar para trás” constrói “uma fábula, uma possível história do movimento, fazendo uma caminhada ao inverso e de reverso. Traça um caminho em direção ao futuro olhando o passado e refletindo sobre a natureza invasiva e infestante da espécie humana, natureza essa que explora as matérias da terra enquanto capital, levando ao esgotamento do ecossistema.”

Esta fábula dançada evoca, assim, um ecossistema habitado por seres híbridos e simbióticos, cujo carácter alegórico e imagético reflete e cria possíveis pontos de vista para o futuro. Coloca também perguntas como: Qual é o teu meio? Qual é o teu horizonte? O que descobres quando caminhas? O que te diz o futuro?

“Andar para trás” é uma produção da Agência 25 com coprodução de LU.CA, Cine-Teatro Municipal Curvo Semedo, do Município de Montemor-o-Novo, Centro Cultural Gil Vicente, do Município de Sardoal, e Materiais Diversos.

Os bilhetes têm o custo de 3€ e podem ser adquiridos na bilheteira do Centro Cultural Gil Vicente ou na Ticketline .

Este espetáculo é financiado pela Direção Geral das Artes, ao abrigo do apoio à programação da RTCP.

Image

Contactos

CÂMARA MUNICIPAL

241 850 000 (Chamada rede fixa nacional)
geral@cm-sardoal.pt

BOMBEIROS MUNICIPAIS

241 850 050 (Chamada rede fixa nacional)

EMERGÊNCIA SOCIAL

926 513 181 (Chamada rede móvel nacional)
emergencia.social@cm-sardoal.pt

Image