Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte

Biblioteca

Biblioteca Municipal

biblioteca_01.JPGbiblioteca_02.jpgbiblioteca_10.jpg
 

A Biblioteca Municipal, através dos seus serviços, valências e espaços funcionais, prossegue uma estratégia de promoção e incentivo à leitura. Assente numa relação dinâmica com a população, esta estratégia visa igualmente potenciar a cultura no Concelho e na região.
Os espaços funcionais da Biblioteca estão divididos por forma a garantir um acesso facilitado aos utilizadores, existindo uma sala infantil, uma sala juvenil, uma sala de consulta e empréstimo e uma sala com literatura portuguesa e estrangeira. Para além disso, dispõe igualmente de uma sala de periódicos, onde o utilizador pode consultar e ler de forma gratuita a imprensa diária e semanal de âmbito local e nacional.
O acervo da Biblioteca possui, atualmente, mais de 20 mil obras, repartidas por temas tão diversos como: literatura portuguesa e estrangeira, infantil, juvenil, enciclopédias, dicionários, obras de referência e sobre a história local. Além disso, na vertente audiovisual, possibilita a requisição de filmes em formato vídeo e dvd, assim como cd´s.
Ao longo do ano, são promovidas diversas atividades, destinadas a crianças e jovens, que têm como principal objetivo o incentivo à leitura.
Estas atividades, desenvolvidas sob orientação de técnicos especializados, enquadram-se geralmente em períodos de férias escolares, proporcionando aos mais jovens a ocupação dos tempos livres com ações lúdicas e pedagógicas.
O apoio ao estudo é outro dos serviços prestados pela Biblioteca. Uma vez por semana são dinamizadas atividades que proporcionam auxílio na elaboração de trabalhos de casa e no estudo para testes, aprendizagem de métodos de estudo, elaboração de trabalhos e pesquisa em livros.

 

Esta iniciativa destina-se a alunos a partir do 5.º ano de escolaridade, é gratuita e decorre às quartas-feiras entre as 14h30m e as 16h30m.
Inaugurada a 6 de dezembro de 1997 com a presença os Doutores Vasco Graça Moura, Armando Fernandes e Ana Gaiaz, quadros superiores da Fundação Calouste Gulbenkian, a Biblioteca Municipal Calouste Gulbenkian funcionou até março de 2007 nas instalações do antigo Colégio Rainha Santa Isabel. A 13 de novembro de 2002, a Fundação Calouste Gulbenkian doou todo o seu espólio à Câmara Municipal de Sardoal, passando a Biblioteca a ser municipal. Em 12 de março de 2007, a Biblioteca abriu as portas nas atuais instalações, num edifício recuperado para o efeito e com uma localização mais central. Atualmente tem mais de mil leitores registados.

Avenida Luís de Camões, n.º 7
2230-230 Sardoal
Tlf. 241 851 169
Fax 241 855 684
Email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário :
9h00m às 17h30m
Encerra aos sábados, domingos e feriados

 

blogger icon

Twitter icon

tumblr icon

facebook icon

 

 

   


Newsletter

 

cabecalho maio

Maio 2017

 

cabecalho junho

Junho 2017

 

cabecalho julho

Julho 2017

 

cabecalho agosto

Agosto 2017

 


Aconteceu 

 

Oficinas da Páscoa

 

DSCF9444.jpgDSCF9528.jpgDSCF9454.jpgDSCF9440.jpgDSCF9361.jpgDSCF9346.jpgDSCF9442.jpgDSCF9539.jpgDSCF9392.jpgDSCF9533.jpgDSCF9545.jpgDSCF9550.jpgDSCF9441.jpgDSCF9547.jpgDSCF9433.jpgDSCF9370.jpgDSCF9520.jpg
 
 

A Biblioteca Municipal promoveu, de 21 a 24 de março, Oficinas da Páscoa com várias atividades relacionadas com a época. Em comemoração do Dia Mundial da Poesia, as crianças participaram numa caça ao tesouro poético, que decorreu no centro histórico da Vila. Os tradicionais tapetes de flores, que adornam as Igrejas e Capelas do Concelho durante a Semana Santa, serviram de exemplo ao tapete que os jovens elaboraram na Biblioteca Municipal. O espaço Cá da Terra acolheu uma oficina de saborosas amêndoas de chocolate, que deliciou os participantes, enquanto o último dia das Oficinas da Páscoa ficou reservado à decoração de velas.

As Oficinas da Páscoa, de caráter gratuito, decorreram nas férias escolares da Páscoa, entre as 14h30 e as 16h30, e destinaram-se a crianças e jovens entre os seis e os 15 anos.

 

Carnaval com Arte

 

5.jpg2.jpg10.jpg6.jpg9.jpg7.jpg4.jpg8.jpg3.jpg1.jpg
 
 

No âmbito do Carnaval, a Biblioteca Municipal organizou a atividade “Carnaval com Arte”, em 8 de fevereiro.
Inspirada na obra de Pablo Picasso, a iniciativa destinou-se a jovens dos 6 aos 15 anos que, das 14h30 às 17 horas, fizeram máscaras alusivas ao Carnaval utilizando como materiais o cartão, elástico, cola, revistas, lápis de cera e muita imaginação.
Na atividade participaram 15 crianças, tendo resultado num trabalho criativo e original, aliando as artes plásticas ao saber.

 

Tarde das Bruxas

 

DSCF8331.jpgDSCF8317.jpgDSCF8318.jpgDSCF8323.jpgDSCF8368.jpgDSCF8334.jpgDSCF8353.jpgDSCF8361.jpgDSCF8346.jpgDSCF8324.jpg
 
 

Durante a tarde de 31 de outubro, a Biblioteca Municipal promoveu um conjunto de atividades alusivas à Tarde das Bruxas. Os jovens e crianças, mascarados a rigor e num ambiente de grande diversão, construíram artefactos alusivos à temática, participaram em jogos e brincadeiras e ficaram a conhecer mais sobre a celebração desta data.

 

Feira do Livro

 

dia_3_07.jpgdia_4_03.jpgdia_2_17.jpgdia_1_14.jpgdia_1_05.jpgdia_1_15.jpgdia_3_06.jpg
 
 

Integrada nas Festas do Concelho de Sardoal, a Feira do Livro decorreu de 18 a 22 de setembro. Durante os cinco dias, muitas foram as pessoas que passaram pelo Átrio da Casa Grande para comprarem livros, com descontos até 80%, ou para falarem com os escritores que marcaram presença nas sessões de autógrafos.


Daniela Rosário, Irene Simões, Nazaré Lobato, Susana D´Eça, Fonseca de Almeida, Maria João Carvalho, Litas Ricardo e Filipe Monteiro foram os escritores que se juntaram à Feira do Livro para apresentarem e autografarem os seus livros.


A Feira do Livro foi organizada pela Município, através da Biblioteca Municipal, e pela Rota do Livro.

 

Uma “Noite na Biblioteca” 

 

5.jpg2.jpg6.jpg4.jpg3.jpg1.jpg
 
 

No âmbito das atividades de verão, a Biblioteca de Sardoal organizou a iniciativa “Uma Noite na Biblioteca”, no dia 30 de junho.
Cerca de 20 crianças, entre os 7 e os 14 anos, trouxeram o pijama e o colchão para pernoitarem num local diferente do habitual. Por uma noite, o quarto deu lugar a uma sala repleta de livros. Na mesma noite, os jovens tiveram uma surpresa: foram aos Moinhos de Entrevinhas, com a finalidade de observarem as estrelas. De regresso à Biblioteca, as crianças, já cansadas e com sono, não levaram muito tempo a adormecer.

 

Semana da Leitura

semana_leitura_05.jpgsemana_leitura_10.jpgsemana_leitura_08.jpgsemana_leitura_01.jpgsemana_leitura_12.jpgsemana_leitura_13.jpgsemana_leitura_15.jpgsemana_leitura_19.jpgsemana_leitura_09.jpgsemana_leitura_14.jpgsemana_leitura_06.jpgsemana_leitura_03.jpgsemana_leitura_20.jpgsemana_leitura_18.jpgsemana_leitura_07.jpg
 

A Semana da Leitura de Sardoal decorreu entre 16 e 21 de março e contemplou um vasto leque de atividades de estímulo à leitura e à criação literária.
Do programa constaram, entre muitas outras ações, workshops com ilustradores, teatro de fantoches, cinema com o filme “Os Maias”, a apresentação do projeto “Mediação da leitura através de Realidade Aumentada” por técnicos da Biblioteca Municipal de Alpiarça e uma Feira do Livro.
No âmbito desta iniciativa, Afonso Reis Cabral, o vencedor do Prémio Leya 2014 com o livro “O Meu Irmão”, marcou presença no Centro Cultural Gil Vicente, em 21 de março, onde esteve à conversa com os leitores.

 

Doce Páscoa 2015

Tapete_de_flores_6.jpglaranja-luminosa_2.jpgTapete_de_flores_5.jpgTapete_de_flores_2.jpgTapete_de_flores_8.jpgApanha_das_flores_1.jpgOvos_chocolate_2.jpgDia_Internacional_do_livro_infantil_4.jpgLata_luminosa_1.jpgDia_Internacional_do_livro_infantil_3.jpgApanha_das_flores_4.jpgOvos_chocolate_1.jpgDesenho_do_tapete_2.jpgDia_Internacional_do_livro_infantil_1.jpgTapete_de_flores_3.jpgDesenho_do_tapete_4.jpglaranja_luminosa_1.jpgApanha_das_flores_2.jpgCaça_ao_ovo_4.jpgApanha_das_flores_3.jpgLata_luminosa_3.jpgLata_luminosa_2.jpgOvos_chocolate_3.jpgCaça_ao_ovo_3.jpgDesenho_do_tapete_1.jpg
 

A Biblioteca Municipal promoveu, entre 23 de março e 2 de abril, no âmbito das férias escolares da Páscoa, um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas que visam incutir nos mais novos o espírito das tradições pascais no Concelho. Desta forma, entre 30 de março e 1 de abril, os participantes trabalharam na conceção de um tapete de flores naturais alusivo aos que decoram as capelas e igrejas do Concelho durante a Semana Santa. O trabalho final ficou exposto na Biblioteca.
A Comemoração do Dia Internacional do Livro, em 2 de abril, foi outra das iniciativas que decorreu no âmbito das atividades das férias da Páscoa. Para assinalar este dia e os 120 anos de Hans Christian Andersen, a biblioteca acolheu sessões de leitura e de debate de algumas das obras deste conceituado autor. O estímulo da criatividade esteve presente num conjunto de outras atividades, como a pintura de ovos e a criação de laranjas e de latas luminosas. A culinária também esteve presente, através de uma ação que decorreu no espaço Cá da Terra e que consistiu na confeção de ovinhos de chocolate. As atividades da Doce Páscoa na Biblioteca Municipal decorreram todos os dias úteis, entre as 14h30m e as 16h30m, tendo caráter gratuito e destinando-se a crianças e jovens entre os seis e os 14 anos de idade.

 


Espaço Internet


biblioteca 37  

O Espaço Internet de Sardoal foi inaugurado a 03 de novembro de 2003. Funcionou no edifício da antiga Biblioteca Municipal, sito na Taberna Seca, até 16 de setembro de 2006. Reabriu com novas instalações no edifício da Biblioteca Municipal em 20 de setembro de 2006. Possui sete postos de Internet. Neste espaço decorrem regularmente formações em “Diploma de Competências Básicas em Tecnologias de Informação”, iniciativa criada com o objetivo de divulgar, informar e ensinar os formandos, para as vantagens efetivas do uso da Internet no dia-a-dia. Esta formação é gratuita. O curso tem uma duração total de 12 horas e os principais objetivos desta formação são saber utilizar um computador; escrever um texto; utilizar a Internet e enviar uma mensagem de correio eletrónico.
No Espaço Internet funciona ainda o projeto “Avô Online” – Iniciação à Informática.

 

Este projeto decorre às terças e sextas-feiras e tem a duração de uma hora. Enquadrado pelo PAMPI (Programa de Apoio Municipal à Pessoa Idosa), visa conceder aos mais idosos a oportunidade de adquirir conhecimentos relativos ao computador e à Internet.

Avenida Luís de Camões, n.º 7
2230-230 Sardoal
Tlf. 241 851 415
Fax 241 855 684
Email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário :
9h00m às 12h30m e das 14h00m às 17h30m.
Encerra aos sábados, domingos e feriados

 

Biblioteca Online

 

Para comodidade dos utilizadores, a Rede de Bibliotecas de Sardoal possibilita a consulta online do catálogo de obras disponíveis. Consulte aqui.

 

Rede de Bibliotecas

 

A Rede de Bibliotecas de Sardoal surgiu da convergência de esforços entre os parceiros, visando a articulação, promoção, concertação e divulgação de estratégias e atividades de promoção da leitura. Através desta rede é possível disponibilizar mais recursos e serviços aos cidadãos, estreitando a proximidade entre a informação e o leitor, potenciar a documentação existente e dispersa pelos vários núcleos bibliotecários, promovendo a partilha destes recursos e a criação de um catálogo coletivo. Consulte aqui.

  pdf icone Protocolo Rede Bibliotecas Sardoal

 

“Quando o Livro vai a Casa” 

 

Quando o livro vai a casa  

Câmara Municipal lança projeto “Quando o livro vai a casa”

 

A Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal e dos Serviços de Ação Social, lançou o projeto “Quando o livro vai a casa”.
Tendo em conta que as Bibliotecas Públicas são meios culturais acessíveis a todos, este projeto visa tornar a Biblioteca Municipal ainda mais acessível, promovendo o acesso a todos os que pretendem requisitar obras e que não o podem fazer seja por doença, porque o horário de trabalho não é compatível com o de funcionamento Biblioteca ou por não terem forma de se deslocar. Desta forma, uma vez por mês serão entregues em casa ou no local de trabalho desses utilizadores, desde que seja no Concelho de Sardoal, livros e revistas requisitados previamente, através do catálogo online ou em papel.
Os destinatários deste projeto são os leitores inscritos na Biblioteca Municipal, que residam ou trabalhem neste concelho, sendo que cada um pode requisitar até um máximo de cinco livros.


Informações e inscrições através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo tlf. 241 851 169.

 

Concurso “Um Conto de Natal" 

 

Um conto natal  

No âmbito da quadra natalícia e com os objetivos de promover hábitos de leitura e estimular o gosto pela criação literária, através da escrita de contos originais, a Biblioteca Municipal de Sardoal promove a 3.ª edição do Concurso “Um Conto de Natal”.

 

A participação no concurso é gratuita e aberta a todos os interessados a partir dos seis anos de idade, sendo a atribuição de prémios dividida em quatro escalões: Infantil (6 aos 10 anos); Juvenil (10 aos 18 anos); Adulto (18 aos 60 anos) e Sénior (maiores de 60 anos).

 

Os Contos vencedores serão expostos em local de destaque na Biblioteca, publicados no portal da Câmara Municipal de Sardoal e nas Redes Sociais da Biblioteca. A entrega dos prémios do Concurso “Um Conto de Natal” será feita em cerimónia pública, enquadrada na comemoração do 19.º aniversário da Biblioteca Municipal de Sardoal, no dia 14 de dezembro nas instalações da Biblioteca Municipal.

 

O Regulamento do Concurso “Um Conto de Natal” pode ser consultado em anexo.

 

 

Conheça os vencedores :

 

pdf icone Vencedores do Concurso Conto de Natal

 

pdf icone Vencedores do Concurso Postal de Natal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade. Politica de privacidade .

Aceitar utilização de cookies
Politica de cookies