Serviço Veterinário e Bem-estar Animal

naom 5cf634d2bbbf0

Com a alteração legislativa de 2016 (Lei nº 27/2016, de 23 de agosto), que aboliu o abate de animais errantes (cães, gatos e furões) e preconizou a criação de Centros de Recolha Oficial de Animais, a esterilização dos animais como forma de controlo populacional, e a constituição de colónias de gatos, o papel do Município neste âmbito foi alargado, crescendo o foco no bem-estar animal.

O Município de Sardoal, conjuntamente com o Município de Abrantes e o Município de Constância, gerem o Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Abrantes, Constância e Sardoal (CRO), localizado na zona industrial de Abrantes, em Alferrarede, para onde são recolhidos os animais errantes provenientes dos três concelhos. O CRO acolhe os animais, avalia o estado de saúde dos mesmos, esteriliza-os, identifica-os e zela pelo seu bem-estar, desenvolvendo em paralelo esforços para a sua adoção. O CRO também presta serviços a particulares no âmbito das suas competências de acordo com o precário em vigor, nomeadamente: vacinação antirrábica, identificação eletrónica, emissão de boletim sanitário, desparasitação interna, recolha de animais e destruição de cadáveres.

No âmbito da luta epidemiológica contra a raiva animal, o Veterinário Municipal está disponível para vacinação e identificação dos animais de companhia todas as 1ªs quartas-feiras de cada mês, no período da tarde, na loja exterior do Mercado Municipal de Sardoal, desde o final da Campanha Oficial de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica dos Animais de Companhia até ao final de cada ano civil.

Entre em contato com este Município ou com o CRO caso:

• Encontre um animal morto na via pública (exceto estradas nacionais)

• Tenha conhecimento de animais errantes a necessitar de recolha

• Esteja disponível para ser cuidador de uma colónia de gatos

pdf icone Participação de Gato(s) Errante(s)